Como fazer um projeto de monografia passo a passo?

Projeto de Monografia

Saiba como fazer um projeto de monografia

Quando chega a etapa de conclusão do nosso curso de graduação é também chegada hora de elaborarmos nosso projeto de monografia. No entanto, ocorre que nem todo mundo sabe como fazer um projeto de monografia.

Vale lembrar que, o projeto de monografia é o texto que desenvolvemos para apresentar nossa proposta de estudo para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O projeto serve, portanto, como um estudo prévio acerca da pertinência da proposição. É nessa etapa que definiremos tema, pergunta de pesquisa, objetivos do estudo, procedimentos metodológicos, referências que serão usadas, entre outros pontos.

Caso você esteja justamente nessa etapa, e precise de uma ajudinha para fazer o projeto de monografia, então você veio ao lugar certo!

Em nosso artigo de hoje iremos lhe apresentar um passo a passo completo de como fazer um projeto de monografia. Aproveite e boa leitura!

Como fazer um projeto de monografia passo a passo?

Fazendo um projeto de monografia

Como fazer um projeto de monografia? 

Antes mesmo de conhecer o passo a passo de como fazer um projeto monografia, considere os seguintes pontos:

  • A monografia é um dos formatos de trabalho mais escolhidos pelos docentes universitários, por esta razão, é necessário que você tenha conhecimento sobre como elaborar esse tipo de produção textual.
  • A prática e a constância é a melhor maneira de melhorar seus trabalhos e lhe prepara para realizar projetos de maior envergadura, como uma tese, ou uma publicação em revista científica.

Ao longo da sua etapa universitária, você vai fazer muitos trabalhos, e eles serão a melhor maneira de demonstrar a validez dos seus conhecimentos.

Estes trabalhos acadêmicos e monografias serão a melhor preparação para poder realizar projetos de pesquisa e estudos científicos em nível profissional, seja começando por uma tese ou publicações em meios de referência no seu âmbito de atuação.

Dito isso, agora iremos colocar a mão na massa. Confira quais são os 11 passos para se fazer um bom projeto monografia.

Quais são os passos para fazer um projeto de monografia?

Aprendendo passo a passo a fazer um Projeto de Monografia

1- PROJETO DE MONOGRAFIA: seleção do tema de estudo 

O tema deve ser do seu interesse e a informação abordada de acesso universal.

Além do seu interesse pessoal, também é importante que você tenha domínio do assunto, tendo em vista que um projeto de monografia não pode ser elaborado com base em achismos.

Dito de outra maneira, precisamos ter propriedade na hora de defender nossas perspectivas teóricas no projeto de monografia.

Também é importante que você leve em consideração usar as fontes teóricas que sejam mais atuais, validadas e, a partir disso, concretizar possíveis temas e suas possibilidades de desenvolvimento e enfoque.

2- PROJETO DE MONOGRAFIA: delimitação temática  

Para que você possa fazer a delimitação do seu tema no projeto de monografia, basta que você selecione um aspecto específico dentro do tema escolhido no primeiro passo.

Você pode fazer um recorte dentro de um período de tempo, delimitar uma área geográfica, um grupo específico de pessoas, ou qualquer outro tipo de variável.

De qualquer modo é fundamental que você possa decidir qual será a finalidade da sua monografia, tendo em vista que, a partir do objetivo do seu projeto de monografia, você será capaz de encontrar um ponto de partida.

Com isso, você poderá analisar o tema em questão e um ponto referente que podemos considerar em todo o desenvolvimento do trabalho.

3- PROJETO DE MONOGRAFIA: objetivos do seu projeto de monografia

Desde o ponto de vista do seu conteúdo, podemos organizar dois tipos de objetivos:

  • Os objetivos que refletem os problemas da pesquisa;
  • Os objetivos que expressam os fins para os quais são realizadas as pesquisas.

Podem ser planejados apenas como objetivos, ou serem divididos em “objetivo geral” e “objetivos específicos”.

Estes últimos devem estar relacionados com os problemas derivados (ou específicos), se houver, ou constituir aspectos parciais do objetivo geral.

4- PROJETO DE MONOGRAFIA: busca e avalia as suas fontes 

Neste ponto é fundamental que saibamos fazer a distinção dos diferentes tipos de fontes:

  • Fontes primárias: são os manuscritos ou entrevistas.
  • Fontes secundárias: são compostas por livros, artigos em revistas, vídeos ou catálogos de bibliotecas.
  • Fontes terciárias: são as enciclopédias, dicionários, bibliografias, diários, questionários, entre outros.

No caso dos materiais e referências que são retirados de sites e blogs da internet, estes se configuram como fontes eletrônicas.

Nessa etapa do seu projeto de monografia é importante que você saiba catalogar bem suas fontes de consultas e a informação que extrai de cada uma delas, de modo que você faça uma referência bibliográfica completa, válida e aponte a procedência de todos os dados e citações que venha a empregar em seu projeto.

5- PROJETO DE MONOGRAFIA: faça algumas leituras preliminares  

As leituras preliminares são importantes, pois elas permitem uma primeira aproximação ao nosso tema de estudo e compõe a base teórica para definir seu ponto de vista, e assim preparar o esqueleto do seu projeto.

Uma boa opção para esta etapa é consultar um livro ou mais, que lhe ofereça uma introdução do tema a ser desenvolvido.

Durante este processo é necessário que você tome notas claras e breves que servirão para enriquecer sua visão sobre o tema a ser estudado no projeto.

Aprenda ainda mais com nossos outros artigos:

6- PROJETO DE MONOGRAFIA: formula a hipótese 

A hipótese é uma afirmação que você faz para expressar seu ponto de vista sobre o assunto, independentemente de sua conotação.

Podemos dizer que esta será a pedra angular do seu projeto de monografia, e a parti da qual você articulará o restante do conteúdo e as suas contribuições.

7- PROJETO DE MONOGRAFIA: prepara um esboço de projeto de monografia  

O esboço do projeto de monografia nada mais é do que um plano de trabalho, no qual serão recolhidas todas as ideias que servirão de quadro de referência para a realização da monografia.

Este processo o ajudará a determinar as informações que você coletou, assim como também ajuda a detectar o material ausente, organizar o conteúdo, selecionar uma ideia central e estruturar as diferentes partes necessárias de uma monografia.

8- PROJETO DE MONOGRAFIA: definição dos procedimentos metodológicos do projeto de monografia 

Você deve reservar um apartado em seu projeto de monografia para explanar ao seu leitor quais serão os procedimentos metodológicos que utilizará para coletar seus dados.

Nessa etapa do seu projeto você explica de modo detalhado, o procedimento que será adotado para o estudo, de acordo com as técnicas que serão utilizadas.

É importante que você diga ao seu leitor se o estudo é qualitativo ou quantitativo, e quais são as vertentes teóricas que fundamentam a sua metodologia.

9- PROJETO DE MONOGRAFIA: organiza o trabalho 

Como você trabalhará o assunto? Especifica os elementos hierárquicos básicos: página de título, índice, resumo, corpo ou exposição do tema, apêndices, bibliografia, etc.

Ao realizar esta organização reveja os requisitos exigidos por sua universidade, bem como a extensão do projeto de monografia e outros pormenores que irão influenciar na qualidade e avaliação do seu trabalho.

10- PROJETO DE MONOGRAFIA: redija seu projeto de monografia 

Levando em consideração todos os pontos que apresentamos anteriormente, é chegada hora de escrever seu projeto de monografia.

Lembre-se de incluir citações diretas, assim como seus apontamentos ou contribuições pessoais que foi recopilando durante o processo de familiarização com a informação em estudo.

11- PROJETO DE MONOGRAFIA: insira um cronograma do seu projeto de pesquisa

Por fim, tendo concluído a parte escrita do seu projeto de monografia, você deve organizar uma tabela com cronograma das atividades que serão desenvolvidas, até chegar à conclusão da monografia.

Sendo assim, você deverá detalhar as datas aproximadas do início e término de cada uma das atividades que serão postas em prática em sua pesquisa. Vamos lá! Bons escritos!

Agora, coloque em prática todos estes conhecimentos adquiridos e obtenha excelentes resultados através dos seu Projeto de Monografia.

Mãos à obra e bons estudos!

Ficou mais claro como fazer seu Projeto de Monografia? Se sim, comente e compartilhe!

Leia mais nossos outros artigos:

O artigo Como fazer um projeto de monografia passo a passo? apareceu primeiro em Aluno Expert.

Publicado primeiro em Aluno Expert https://ift.tt/2XcO7OF